quinta-feira, 11 de junho de 2009

Doulas em Recife

Na última terça-feira, o Jornal Bom Dia Brasil da rede Globo, apresentou uma reportagem sobre as Doulas de Recife. Veja abaixo a matéria ou acesse pelo link: http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1187932-16020,00-VOLUNTARIAS+AJUDAM+MAES+A+TER+PARTOS+MAIS+CALMOS+NO+RECIFE.html

VOLUNTÁRIAS AJUDAM MÃES A TER PARTOS MAIS CALMOS NO RECIFE

Albertina da Silva, de 65 anos, teve 10 filhos, foi professora primária e não se conformou com a aposentadoria. Tia Bebé, como é chamada, dá expediente em uma maternidade pública do Recife, num ofício ainda pouco conhecido, mas que rende várias definições.

Pegar na mão, dar atenção, encorajar, fazer massagem e orientar as gestantes que esperam a hora de dar à luz são algumas das atribuições destas mulheres que receberam treinamento especial para atuar como doulas. A palavra doula vem do grego e significa "mulher que serve". Elas se dispõem a servir de forma voluntária. As doulas exercem um papel extremamente importante nas maternidades. São profissionais do carinho e do afeto.
Roberta chegou sozinha, chorando, com medo. Alguns minutos depois, com beijinhos, afagos e a massagem da Tia Bebé, ela está tranquila, fazendo exercícios para respiração...
Ao todo, 63 doulas ajudam as equipes médicas em três maternidades do Recife. Com elas por perto fica mais fácil fazer os exames, escutar o coraçãozinho do bebê, acompanhar melhor as contrações. Um apoio muito bem recebido, principalmente para as grávidas que não têm acompanhantes.
“È uma mãezona”, elogia uma grávida.
“O efeito prático é que a gente tem uma aceleração no desenvolvimento do trabalho de parto e automaticamente uma redução no número de cesáreas”, aponta a coordenadora da Saúde da Mulher do Recife Benita Spinelli.
“A gente passa uma segurança muito grande para elas. Basta pegar na mão”, conta a doula Salete Silva. Cercada de carinho, Maysa vem ao mundo de parto normal, com 2,8 quilos e 47 centímetros - a medida certa da felicidade.

Um comentário:

  1. Gleise eu queria informaçoes de onde eu posso encontrar essas Doulas. Estou me deslocando todo mes de maceió á Recife para pre natal, é a minha primeira gestação, estou com PA alterada e todos fazem aquele medo sobre ter o parto normal. Eu nao quero abrir mao disto, quero ter meu filho de parto normal. infelizmente meu marido nao poderá esta presente na hora do parto e estou me sentindo mt insegura. me informei sobre as Doulas. eu nao sei se posso pagar uma porque nao sei quanto elas cobram, me ajude por favor. pedido de uma mae desesperada...

    ResponderExcluir