domingo, 8 de março de 2009

Tipo de Parto: Desejo X Resultados

Sabe-se que temos pouco espaço para realizarmos trabalhos de conscientização sobre os benefícios do parto normal com médicos obstetras, mas não podemos deixar nossa bandeira de lado. Vamos então trabalhar para o emponderamento de nossas mulheres, para que elas tenham informação suficiente para lutar e buscar aquilo que realmente desejam e que tras mais benefícios à ela e ao bebê.

Vejam mais um estudo realizado no SUS no Rio de Janeiro. Que oportunidade de trabalho temos junto à prefeituras!

"Trajetória das mulheres na definição pelo parto cesáreo: estudo de caso em duas unidades do Sistema de Saúde Suplementar do Estado do Rio de Janeiro

Resumo: No Brasil, as taxas de cesariana são bastante elevadas, principalmente nos serviços privados, estando provavelmente associadas a fatores socioeconômicos e culturais. O objetivo deste estudo foi descrever as características socioeconômicas, demográficas, culturais e reprodutivas de puérperas e os determinantes da decisão por parto cesáreo em duas unidades do sistema de saúde suplementar do Estado do Rio de Janeiro. A população foi composta por 437 puérperas que tiverem partos vaginais ou cesarianos nas duas unidades selecionadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com as mães e consulta aos prontuários. Através de regressão logística não condicional, avaliaram-se os fatores associados à decisão por cesariana como via de parto, seguindo os modelos hierárquicos estabelecidos em três momentos definidos: no início, ao longo da gestação e no momento do parto.
Observou-se que embora 70% das entrevistadas não relatassem preferência inicial pela cesariana, 90% delas apresentaram esse tipo de parto. Verificou-se que, independente do desejo inicial da gestante, a interação com o serviço de saúde resultou na cesariana como via final de parto. Trabalhos educativos direcionados às gestantes e à população geral e mudanças no modelo de assistência ao parto podem ser estratégias promissoras para a reversão desse quadro. Palavras chaves: cesariana, saúde suplementar, pré-natal"

ARTIGO COMPLETO: http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=819

Nenhum comentário:

Postar um comentário