domingo, 1 de março de 2009

Por que o Número de Cesáreas Não Diminuem???

Em uma das listas de discussão da qual participo, uma das doulas mais reconhecidas do Brasil fez um comentário que eu acho que vale muito colocar aqui. É mais uma reflexão sobre alguns dos motivos do número de cesáreas não diminuir no nosso país. Ela também esclarece alguns mitos que pela falta de informação nem sempre sabes a verdade.
Eu espero que possamos ter cada vez mais informação sobre os benefícios e malefícios da cesárea e do parto normal, assim poderemos escolher com maior clareza e fundamento. Além disso, espero que tenhamos peito para levar nossa escolha até o fim, apesar das pressões.
Segue o comentário da Ana Cris, doula e obstretiz em São Paulo.
"Porque as taxas de cesárea não baixam? Não posso nem tenho condições de julgar a necessidade ou não dacesárea da Gisele, da Eliane, da Darliane, etc.. Só quem estava lá é que sabe. Só quem agora tem um corte para cicatrizar sabe o tamanhoda dor, etc... Mas eu queria comentar esse trecho de um e-mail que recebi de uma dessas mães, porque ele me ajuda a ilustrar o problema que estamos enfrentando:
"estava com 41 semanas e 1 dia (capurro 40,4)... Liquido =37 eIsabella alta, colo fino, apagado 80% mas fechado. O risco era paraa Isabella, o ultrassom mostrava uns 4.300kg, 4500 kg, mas ela nasceu com4.070 mesmo assim um bb grande, com 51 cm."
Eu só posso falar da minha experiência aqui em São Paulo, com aequipe com quem trabalho mais, ok? Também posso falar das evidênciascientíficas.
1) Cálculo de peso pelo ultrasom, não serve para nada. Pode falarque tem 5 kg, pode falar que tem 300 g. Não serve para nada. Nomáximo serve para avaliar de perto um caso de Restrição deCrescimento Intra Uterino, o que nitidamente não é o caso. Foraisso, só serve para deixar as pessoas nervosas e acreditando que "obebê não vai passar. Por aqui não se pede ultrasom de final degravidez, a não ser para avaliação de bem estar fetal após 41semanas (doppler e quantidade de líquido).
2) Peso. O peso por si só não é um problema. Anteontem nasceu um de4300g que a Cris acompanhou. Mês retrasado um de 4750g, primigesta. Outro dia um VBA3C de 4kg. Peso não é um problema, e enquanto nãocomeçarmos a pensar COLETIVAMENTE em como baixar a ansiedade daspessoas em relação ao tamanho do bebê, elas vão continuar indo para induções e cesáreas por medo do bebê grande que não vai passar (não estou falando que é o caso da Eliane, mas sim algo que acontece coletivamente).
3) Indução: está aí um ponto nevrálgico. Qual é a indicação para se induzir um parto? 41 semanas e 1 dia? 41 semanas? Porque é que as mulheres estão se submetendo a induções que obviamente não vão funcionar? (aliás essa semana participei de uma indução fajuta com uma equipe que eu não conhecia, estou com a coisa entalada na garganta). Mais uma vez: indução é coisa séria. Tem risco da ocitocina (edema, sofrimento fetal, descolamento de placenta, etc), dificilmente funciona, especialmente em colo impérvio. Ela só serve para não ir para a cesariana com o útero pouco trabalhado. Mas me pergunto se realmente é necessário passar por esse banho químico antes da cesárea, que já está meio anunciada mesmo.
4) Data provável, data da última menstrução, data do ultra-som, data da cartomante, etc.. Pra que? Mulherada, se liguem! Data provável é DATA IMPROVÁVEL. Vamos começar a entender que essa data não serve para NADA! Serve apenas para balizar de longe. A maior ansiedade não é dos parentes, não! é a de vocês mesmas! E depois o bebê nasce com um capurro de 40 semanas, cheio de vérnix, etc... Bebês não passam mal dentro do útero, pessoal! Existem processos que demoram dias e dias para se instalar, não é assim, ele está ótimo com 41 semanas e de repente, no dia seguinte, CAPUT, passou mal, ficou cansado e se enforcou no cordão. O útero é um lugar seguro para o bebê. Eu tenho visto de forma recorrente as mães ficarem super duronas e poderosas até 38 semanas. Daí começa a piração. Com 40 semanas ela já acha que devia ter nascido. E com 41 semanas está disposta a transar com o Seu Zé da portaria, se alguém disser que ela entra em trabalho de parto. Está na hora da gente começar a se conscientizar que a gestação humana vai até 42 semanas. Aqui em SP tenho acompanhado partos de 41, 42 e até 43 semanas com bastante frequência. E se esperar, as mulheres entram em trabalho de parto, por incrível que pareça. E quando o bebê nasce, qual é o Avaliação pelo Capurro? 40, 41 no máximo!! Para baixar o número de cesáreas não basta "querer parto normal". Tem que assumir umas coisas bem difíceis mesmo. Tem que bancar na hora do pega, porque parto normal com 37 semanas, com 4 horas de trabalho de parto e 15 minutos de expulsivo, bebê de 2800g, até o Dr. Z. topa. E as mulheres também esperam na boa 37 semanas. Para baixar o número de cesáreas, precisa mergulhar de cabeça mesmo. Só para esclarecer, só usei esse trecho da mensagem da Eliane porque está à mão e é o exemplo mais recente das armadilhas nas quais caímos. Enquanto acreditarmos na nossa incompetência, continuaremos com essa batelada de cesarianas aqui na lista. Todas necessárias. Todas com excelentes explicações. Porém, por alguma razão, numa quantidade absurda, que nos remete aos princípios da lista. A mim, não chega a causar grandes problemas, já fiz minha cesárea estupidamente indicada, já tive meu parto normal hospitalar cheio de intervenções e não vou mais ter filhos.
Agora é com vocês, se quiserem pular isso tudo. Com diz Michael Odent, uma cesárea é uma cesárea, não tem significado. A cesárea da Gisele, isoladamente não é nada, da Eliane, da Darliane,etc.. Uma cesárea é uma cesárea. O problema é quando metade da população mundial nasce de cesarianas. Pelo menos na nossa lista,acho que já chegamos nesse índice. O que está acontecendo com as nossas mulheres e os nossos bebês, enquanto espécie? O que vai acontecer com a gente?”
Ana Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário